O secretário especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, se reuniu nesta quarta-feira (13) com representantes de moradores da Vila das Torres, em Curitiba, e anunciou várias medidas para a inclusão social e o resgate da cidadania das pessoas que vivem naquela região. Segundo ele, depois da intervenção policial que foi realizada em março deste ano, o governador Roberto Requião determinou a implantação de ações sociais emergenciais. ?Não basta somente colocar a polícia, é importante o resgate da dignidade das pessoas e todas as ações do nosso Governo são pautadas em cima destas questões?, afirmou o secretário.
Nesta primeira etapa, Sanepar, Copel, Detran, entre outros órgãos vão desenvolver vários trabalhos nos próximos dias. De acordo com Buabssi, nesta quinta-feira (14) uma grande blitz será feita naquela região pela Sanepar para regularizar as ligações de água e promover a Tarifa Social. ?Vamos resolver definitivamente, em 100%, a regularização dos esgotos e implantar também um curso de preparação dos moradores para a proteção do meio ambiente junto com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP)?, afirmou. Buabssi ainda explicou que a empresa não fará corte de água. ?A Sanepar vai facilitar o máximo possível toda e qualquer negociação?, informou ele.
Ações
Na segunda-feira (18) começam a ser implantadas os projetos de formação de Agentes Comunitários Ambientais e o de Reciclagem da Sanepar, em parceria com o Instituto de Lixo e Cidadania, sediado na própria Vila. ?A Companhia Paranaense de Energia Elétrica também desenvolverá ações de regularização em todas as instalações elétricas?, contou Buabssi. Esta ação também será realizada na segunda-feira e funcionários da Copel percorrerão a região, fazendo a inscrição dos moradores para o programa Luz Fraterna.
Ainda na segunda-feira, os alunos das escolas da região vão receber um ?kit escola?, com caderno, régua e jogo de memória. O programa Leite das Crianças, que já foi implantado no local, terá a sua estrutura melhorada com a instalação de mais equipamentos de refrigeração e a manutenção geral na rede de distribuição.
Haverá também a instalação de sinalizadores de segurança em todas as torres da linha de transmissão, ao longo da Vila das Torres. ?Também anunciamos nesta reunião que o governador Roberto Requião autorizou a compra de 200 carrinhos para os catadores de papel e a reforma do barracão onde eles levam todo este papel para ser vendido?, completou o secretário. O IAP vai orientar o trabalho dos carrinheiros promovendo maior agregação de renda à coleta e separação do lixo.
Programas
Na quarta-feira (20), será implantada uma blitz educativa pelo Detran que consiste num modelo de orientação de trânsito, com recursos teatrais, com treinamento de circulação defensiva para carrinheiros e moradores. No dia seguinte, a Polícia Militar do Paraná se reúne com representantes de moradores da Vila para dar continuidade às diversas ações que já são feitas no local.
Buabssi ainda explicou que o Governo vai anunciar novas ações que serão realizadas. ?Temos várias ações que estão sendo preparadas, mas não anunciamos enquanto não tivermos a data para o início destas ações. Não queremos crias falsas expectativas?, declarou. Segundo ele, tudo está sendo feito através de um processo democrático por meio de muitas reuniões. ?Nós discutimos, vemos a necessidade e procuramos a melhor forma possível implementá-lo?, finalizou.