O governador Roberto Requião lançou o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) em Cascavel e ampliou-o em Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira. As duas cidades também receberam ambulâncias do Siate que irão reforçar o atendimento a situações de trauma em emergência. ?Depois das operações especiais de segurança, nas duas cidades, começa o policiamento comunitário?, destacou Requião.
Os automóveis e motocicletas entregues nesta quinta-feira fazem parte da primeira fase de implantação do Projeto Povo, que deverá ser ampliada. ?Mais do que veículos, estamos trazendo uma nova forma de se fazer segurança pública?, afirmou o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.
Ele reforçou que, até 15 de outubro, todos os bairros da capital e outras cidades serão atendidos pelo policiamento comunitário. ?Este novo modelo de segurança pública já é aplicado com sucesso em outros países e em em outras cidades do Estado?, completou o secretário.
Esse tipo de policiamento, executado pelo Projeto Povo, tem o objetivo de reduzir os níveis de criminalidade e violência, com a melhoria do policiamento preventivo, fixando as equipes policiais em um único bairro de atuação. Dessa maneira o policial militar conhece a geografia, os moradores e os problemas de sua área e é reconhecido pela comunidade que atende, atuando como consultor de segurança para a população.
?Inicialmente, trouxemos as grandes operações com o policiamento repressivo e, na seqüência, o preventivo. O policiamento comunitário, que deve prevalecer, será uma segunda malha de proteção ao cidadão?, comentou o comandante-geral da Polícia Militar, David Antônio Pancotti.
Atendimento
Em Cascavel, foram entregues duas estações do Projeto Povo, constituídas, cada uma, por um automóvel e duas motocicletas. Nesta primeira etapa, serão beneficiados os moradores e comerciantes dos bairros São Cristóvão e Parque São Paulo, num total de aproximadamente 60 mil pessoas. ?A população já está se sentindo mais segura. Tenho observado que mais importante que o número de policiais é essa atuação em conjunto com a comunidade?, comentou o prefeito Lisias de Araújo Tomé.
Para ampliar o Projeto Povo em Foz do Iguaçu, serão entregues três automóveis e seis motos. Os policiais que atuam dentro da filosofia de polícia comunitária estarão, a partir de agora, no Setor Leste, Portal da Foz, no centro, na área Nordeste da cidade.
Saúde
Para o Siate o governador entrega três novas ambulâncias. Em 2003, o Siate em Cascavel atendeu cerca de 7 mil ocorrências e no ano passado foram cerca de 7.500 atendimentos. Em Foz do Iguaçu, para o reforço no atendimento do Siate foram entregues mais quatro ambulâncias equipadas. Agora, oito ambulâncias atendem a região, ampliando de 7 para 15 o número de municípios atendidos pelo Siate.
?O Paraná já tem o melhor atendimento pré-hopitalar do país e o está ampliando?, disse o secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
O hospital Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, recebeu 15 equipamentos para atendimento a gestação de alto risco, que ajuda a reduzir a mortalidade materna e infantil. Foram investidos R$ 150 mil para a compra dos equipamentos.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)