O Senai CIC/Cetsam ? Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente recebe nessa quinta-feira (06) a visita do consultor Bernd Kadura, da Internationale Weiterbildung und Entwicklung gGmbH (InWEnt), uma instituição do governo alemão para cooperação internacional.
Kadura quer conhecer a infra-estrutura e os produtos de educação e tecnologia oferecidos pelo Senai na área de meio ambiente. O objetivo é identificar possibilidades de cooperação entre o Cetsam, que é referência nacional na área, e o InWEnt, que tem a missão de apoiar países emergentes com carências sócio-ambientais.
A instituição alemã desenvolve e subsidia, com investimentos a fundo perdido, projetos educacionais, de desenvolvimento empresarial e para a solução de problemas sócio-ambientais em parceria com empresas e órgãos públicos de diversos países.
Anualmente, a InWEnt oferece programas de formação e intercâmbio a 35 mil pessoas e é a maior iniciativa comum do governo alemão e do setor privado para formação e cooperação em nível internacional. A instituição tem sedes centrais em Bonn e Colônia e outras 30 na Alemanha e no exterior, empregando cerca de 900 pessoas. O orçamento da InWEnt é de 130 milhões de euros.
Cetsam
Um dos três centros nacionais de tecnologia mantidos pelo Senai Paraná (os outros dois são Celulose e Papel e Madeira e Mobiliário), o Cetsam desenvolve desde 1986 programas para as indústrias paranaenses, disponibilizando competência técnica e tecnológica em serviços de assessoramento e controle ambiental.
O Cetsam presta consultoria às empresas em diagnósticos ambientais (levantamento de aspectos e impactos ambientais, perigos e riscos); implantação e melhoria de Sistema de Gestão Ambiental; auditorias ambientais; gestão eco-rentável; plano de gerenciamento de resíduos sólidos; estudo de passivos ambientais; além de projetos de estações de tratamento de água, efluentes industriais, esgotos sanitários, chorume de aterros sanitários e de necro-chorume de cemitérios; entre outros.