O governo não desistiu da meta central de inflação deste ano, de 5,5%, garantiu hoje o ministro da Fazenda Antonio Palocci. “O governo está trabalhando por ela”, disse Palocci, depois de participar de seminário organizado pela Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Ele disse que está otimista em relação à inflação e citou que o resultado do IPCA de maio, divulgado hoje, “está em linha com as expectativas mais baixas do mercado”. “Saiu hoje o IPCA de maio. O mercado esperava entre 0,50% e 0,70% e veio 0 51%. Precisamos olhar o que está acontecendo de fato.” Nos últimos dias, analistas do mercado financeiro têm especulado que nas entrelinhas da última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) já existiriam sinais de que o Banco Central estaria mirando uma inflação maior este ano, podendo chegar até o teto de 7,5%.

As previsões de bancos e empresas de consultoria, apuradas pela pesquisa semanal do Banco Central divulgada ontem, aumentaram a previsão de inflação de 6,50% para 6,59%.

Palocci também disse que não está em pauta no governo mudanças na meta de inflação de 2005 na reunião deste mês do Conselho Monetário Nacional (CMN). “Não tem discussão no governo”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade