Os líderes da base aliada vão trabalhar em esquema de plantão durante o carnaval para fortalecer a campanha do candidato Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Na noite de ontem, os líderes jantaram com o presidente da Câmara, deputado João Paulo Cunha (PT-SP), para discutir as últimas ações da campanha de Greenhalgh e traçar novas estratégias de ação para os próximos dias.
Segundo o líder do governo na Câmara, Professor Luizinho (PT-SP), a campanha de Greenhalgh "pegou" e os líderes estão otimistas quanto à vitória do candidato oficial do PT no primeiro turno das eleições. "Estamos animados, confiantes, não é um trabalho fácil, mas estamos fazendo de forma determinada. E é óbvio que estamos perseguindo a possibilidade de resolver tudo já no primeiro turno", disse ele.
Para vencer no primeiro turno, o candidato tem que somar 50% dos votos válidos mais um. Os votos nulos não são contabilizados. Como cinco candidatos disputam a vaga, os deputados da base aliada já admitem a realização de segundo turno ? embora continuem tentando contabilizar votos que garantam a Greenhalgh a vitória no primeiro turno.
De acordo com o Professor Luizinho, todos líderes governistas estão empenhados na candidatura de Greenhalgh. "A reunião de ontem foi para apurar o resultado desse empenho, que tem sido maravilhoso, de todos os líderes. Todos estão empenhados em construir a campanha do Greenhalgh", ressaltou.
Durante o carnaval, o trabalho dos líderes será por telefone. Eles entrarão em contato com parlamentares de todos os partidos em busca de votos para Greenhalgh. Segundo o líder petista, na Quarta-Feira de Cinzas, todos os líderes estarão de volta a Brasília, onde permanecem até a segunda, dia das eleições.
No domingo, véspera das eleições, a bancada do PT reúne-se em Brasília para fazer a mobilização final do partido na defesa de Greenhalgh. O deputado Professor Luizinho e o líder do PT na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), definiram a data durante reunião na manhã de hoje com o presidente do PT, José Genoino.
Além de Greenhalgh, disputam a presidência da Câmara os deputados Virgílio Guimarães (PT-MG), José Carlos Aleluia (PFL-BA), Jair Bolsonaro (PFL-RJ) e Severino Cavalcanti (PP-PE).