O candidato a governador apoiado pelo presidente Néstor Kirchner venceu as eleições de ontem realizadas na província argentina de Entre Ríos, epicentro do sério conflito diplomático com o Uruguai pela instalação de uma fábrica de celulose. Após o anúncio de sua vitória, o candidato vencedor, Sergio Uribarri, prometeu "redobrar o apoio" a setores "ambientalistas" desta província, que lideram a oposição à instalação de uma fábrica de celulose potencialmente poluente, na margem uruguaia do Rio Uruguai.
O tema gerou um dos piores conflitos das relações argentino-uruguaias dos últimos tempos. Uribarri, candidato da Frente para a Vitória, liderada por Kirchner, foi eleito governador de Entre Ríos com pouco mais de 47% dos votos, segundo dados oficiais divulgados hoje. O segundo lugar ficou com Gustavo Cusinato, da opositora União Cívica radical (UCR), com 19,98%.
O ciclo eleitoral deste ano começou em 11 de março na província andina de Catamarca, onde foi reeleito, com 57,7% dos votos, o governador Eduardo Brizuela del Moral, integrante do setor radical do peronismo que se aliou a Kirchner na denominada "concertação plural".