Os governadores que foram hoje a Brasília para o lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo governo federal vão se reunir durante um almoço para discutir as medidas detalhadas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (PFL), afirmou que há uma preocupação dos governadores com relação a alguns pontos apresentados.
"Há uma preocupação em relação às obras que serão consideradas prioritárias e o que a desoneração poderá afetar nos fundos dos municípios e dos estados", afirmou Arruda, referindo-se ao fundo de participação dos municípios e dos Estados, que é transferência constitucional de alguns impostos.
Arruda considerou que teria sido mais interessante que os governadores tivessem sido ouvidos antes do anúncio das medidas e disse que a reunião de manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi "um gesto de elegância do presidente, mas que não houve propriamente uma conversa".
O governador afirmou que vê como positivo o fato de o presidente reconhecer que o País está crescendo menos do que poderia com o cenário internacional favorável. Arruda considerou que muitas das medidas são importantes, "apesar de óbvias". O almoço será em Águas Claras, na residência oficial do governo do Distrito Federal.