Governador vai incentivar responsabilidade social em empresas paranaenses

O governador Roberto Requião participou nesta segunda-feira (18), na Paróquia São Brás de Curitiba, da solenidade do repasse de R$ 262 mil da Novartis Genéricos à Pastoral da Criança. O dinheiro corresponde a 0,7 % das vendas líquidas, previstas para 2005, dos medicamentos genéricos comercializados no Brasil pela Novartis. ?Este exemplo de participação nos lucros para um projeto como o da Pastoral da Criança, é um exemplo que deve ser seguido por outras empresas?, declarou o governador.

Requião ainda lembrou que o Estado do Paraná apoiou a instalação da fábrica de genéricos em Cambé, como forma de incentivar a política de rebaixamento dos preços dos remédios. ?A Novartis, que corporou a Hexal, nos dá imensa alegria, participando seus lucros com um dos mais eficientes projetos sociais, que é a Pastoral da Criança?, afirmou ele.

O governador também anunciou que pretende conversar com o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures, e levar esta proposta para os empresários mais bem sucedidos do Paraná. ?Esta idéia deve ser multiplicada muitas vezes para que a Pastoral da Criança venha, definitivamente, a atender 50% das crianças pobres do Brasil?, disse ele.

Solidariedade

A coordenadora-geral da Pastoral, Zilda Arns, registrou que o apoio é muito importante para ampliar os recursos da rede de solidariedade no país. O convênio entre a instituição e a empresa foi firmado em janeiro deste ano. ?É um convênio não-governamental e o Brasil tem potencial muito grande de empresários aplicando na Pastoral. Com este apoio nós vamos não só economizar verbas públicas, mas prevenir doenças e formar uma geração mais saudável de crianças, melhor preparada para o futuro?, afirmou.

O dinheiro, segundo Zilda Arns, será utilizado na capacitação de pessoas, compra de materiais educativos, recuperação de crianças desnutridas e ?no que for necessário para alcançar o objetivo da Pastoral, que é reduzir a mortalidade infantil, a desnutrição e promover o desenvolvimento integral da criança?. Atualmente, a Pastoral trabalha com 252 mil voluntários no país e atende a mais de 1,8 milhão de crianças.

O diretor-geral da Novartis Genéricos, Paulo Muradian, contou que a empresa, com sede em Basiléia, na Suíça, tem uma missão social. ?A Pastoral da Criança tem feito um trabalho extraordinário que chegou ao conhecimento dos nossos diretores na matriz, por isso fomos incentivados a firmar esta parceria?, finalizou ele.

Depois da solenidade, cerca de 100 crianças do bairro São Brás foram pesadas pelas voluntárias da Pastoral e passaram por avaliação odontológica. A dona-de-casa Lucilena Hey levou a filha Nicole, de 3 anos, para ser atendida. ?Desde a época em que estava grávida, eu era atendida pela Pastoral. Sempre que precisei, eles me ajudaram?, contou. Uma vez por mês, Lucilena leva a sua filha para ser pesada. A Pastoral da criança atende crianças de 0 a 6 anos e gestantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo