O governador Roberto Requião abre nesta terça-feira (16) em Foz do Iguaçu o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná. O evento é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, da Associação dos Municípios do Paraná e do Sebrae/PR.
O objetivo do encontro, que termina sábado (20), é fazer com que os novos prefeitos tenham em mãos um planejamento estratégico dos 100 primeiros dias de governo. De acordo com o secretário do Planejamento, Reinald Stephanes, é importante que os futuros prefeitos compreendam a importância do planejamento na administração pública, principalmente na gestão de recursos públicos.
O secretário do Desenvolvimento Urbano, Renato Adur, acrescenta que a intenção é preparar os prefeitos eleitos para que se tornem estrategistas e articuladores na realização de ações que possam promover a melhoria dos indicadores socioeconomicos e o desenvolvimento sustentável dos municípios. Em sua palestra, marcada quarta-feira (17), Stephanes vai falar sobre formulação de políticas públicas, elaboração do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Responsabilidade Fiscal.
O secretário também vai traçar um perfil do Estado por meio de informações sócio-econômicas (população, PIB, empresas e empregos formais, comércio internacional, desempenho da indústria e do comércio etc). Uma exposição sobre os principais programas sociais do governo (Luz Fraterna, Leite das Crianças, Tarifa Social da Água) e sobre os principais programas de fomento (Paraná 12 Meses, Bom Emprego, Arranjos Produtivos Locais) também fará parte da palestra, bem como o Orçamento para 2005.