O governador Roberto Requião se surpreendeu com a qualidade e o sentimento de brasilidade expresso pelas crianças da rede pública de ensino que participaram do concurso de poesia, que teve como tema ?Brasil País de Todos?. Para o governador, esse foi o ponto alto da Semana da Pátria, aberta hoje, com uma solenidade cívica em frente ao Palácio Iguaçu.
Os alunos vencedores do concurso receberam suas premiações do governador. Foram 10 poesias premiadas e os seus autores receberam equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal. Todos foram contemplados com medalhas alusivas à Semana da Pátria.
Na solenidade, compareceram o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o comandante da 5º Região Militar e 5º Divisão do Exército, general de divisão Túlio Cherem, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, dom Moacir José Vitti, e o presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Evanio Dutra, secretários de Estado, deputados, entre outras autoridades civis e militares.
A Semana da Pátria foi aberta oficialmente com a execução do Hino Nacional e a chegada do Fogo Simbólico, conduzido pelos atletas vencedores da 68 º Corrida do Facho. A pira foi acesa pela atleta Mariana Fogliatto Fontoura, bi-campeã mundial de futebol feminino em Pequim, na China, em 2001 e na Turquia, em 2002. A atleta é aluna de Educação Física da Universidade Tuiuti do Paraná. O fogo simbólico ficará em frente ao Palácio Iguaçu até o final das comemorações, no dia 7 de setembro.
Dirigindo-se às crianças e jovens presentes à comemoração, Requião citou seus tempos de criança e o livro ?Por que me ufano do meu País?, do Conde Afonso Celso, para ressaltar a necessidade de ?reavivar os sentimentos de brasilidade e de orgulho de ser brasileiro?. Requião condenou a desnacionalização da economia e a inserção do Brasil no mundo globalizado, que na sua opinião, ?apenas forneceu matéria prima e mão-de-obra barata para os países desenvolvidos?. Para ele, isso correspondeu a uma desnacionalização dos sentimentos de brasilidade e promoveu a dissolução da identidade nacional.