O governador Roberto Requião se surpreendeu com a qualidade e o sentimento de brasilidade expresso pelas crianças da rede pública de ensino que participaram do concurso de poesia, que teve como tema ?Brasil País de Todos?. Para o governador, esse foi o ponto alto da Semana da Pátria, aberta hoje, com uma solenidade cívica em frente ao Palácio Iguaçu.

continua após a publicidade

Os alunos vencedores do concurso receberam suas premiações do governador. Foram 10 poesias premiadas e os seus autores receberam equipamentos eletrônicos doados pela Receita Federal. Todos foram contemplados com medalhas alusivas à Semana da Pátria.

Na solenidade, compareceram o prefeito de Curitiba, Beto Richa, o comandante da 5º Região Militar e 5º Divisão do Exército, general de divisão Túlio Cherem, o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Curitiba, dom Moacir José Vitti, e o presidente da Liga de Defesa Nacional, coronel Evanio Dutra, secretários de Estado, deputados, entre outras autoridades civis e militares.

A Semana da Pátria foi aberta oficialmente com a execução do Hino Nacional e a chegada do Fogo Simbólico, conduzido pelos atletas vencedores da 68 º Corrida do Facho. A pira foi acesa pela atleta Mariana Fogliatto Fontoura, bi-campeã mundial de futebol feminino em Pequim, na China, em 2001 e na Turquia, em 2002. A atleta é aluna de Educação Física da Universidade Tuiuti do Paraná. O fogo simbólico ficará em frente ao Palácio Iguaçu até o final das comemorações, no dia 7 de setembro.

continua após a publicidade

Dirigindo-se às crianças e jovens presentes à comemoração, Requião citou seus tempos de criança e o livro ?Por que me ufano do meu País?, do Conde Afonso Celso, para ressaltar a necessidade de ?reavivar os sentimentos de brasilidade e de orgulho de ser brasileiro?. Requião condenou a desnacionalização da economia e a inserção do Brasil no mundo globalizado, que na sua opinião, ?apenas forneceu matéria prima e mão-de-obra barata para os países desenvolvidos?. Para ele, isso correspondeu a uma desnacionalização dos sentimentos de brasilidade e promoveu a dissolução da identidade nacional.