O governador Roberto Requião recebeu nesta terça-feira (08) no Palácio Iguaçu a visita do novo cônsul da Itália, Riccardo Battisti, que ocupará a função pelos próximos quatro anos. Durante o encontro, Requião lembrou um projeto do seu primeiro mandato como governador elaborado para troca de experiências e tecnologia entre empresas do Paraná e do norte da Itália e ressaltou o interesse em retomar a parceria.
?Nós estávamos trazendo a tecnologia de empresas familiares e tradicionais daquela região que não tinham mais como expandir seus negócios na Itália, mas o projeto foi abandonado pelo governo que me sucedeu e pode retornar agora?, explicou Requião.
A sugestão foi bem recebida pelo cônsul que avaliou ainda a possibilidade de estabelecer outros projetos no Estado, que concentra com Santa Catarina grande número dos descendentes de italianos no Brasil. ?O governador já demonstrou que isto é possível e é por isso que acredito que estabeleceremos boas parcerias no futuro?, afirmou Battisti.
A visita do novo cônsul ocorre no mês em que se comemoram os 130 anos da vinda dos primeiros italianos que vieram ao Brasil trabalhar nas lavouras de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.