O governador Roberto Requião implantou, na manhã desta sexta-feira (12), o Programa Patrulha Escolar Comunitária nos municípios de Jacarezinho e Cambará, Norte Pioneiro do Estado. ?Estamos melhorando o policiamento no Estado progressivamente. A nossa polícia não é uma polícia agressiva e os policiais são preparados para ter outra relação com a comunidade. Uma relação de parceria, de amizade, em que o policial age como consultor de segurança?, comentou Requião.

continua após a publicidade

A implantação oficial do programa foi marcada com a entrega de um veículo para cada cidade, que serão usados pela Patrulha Escolar para garantir a segurança de alunos da rede estadual, municipal e particular de ensino. Junto com as viaturas foram entregues também oito coletes balísticos e dois rádios portáteis HT.

Em Jacarezinho, o governador também entregou uma nova estação do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante) com duas viaturas e duas motocicletas e anunciou a ida de 41 novos PMs. Esses policiais fazem parte dos mil PMs contratados pelo Governo do Estado que estão na fase final do curso para integrar a corporação. Durante 18 semanas, os 41 policias enviados a Jacarezinho passarão por mais testes e treinamentos. Depois disso estarão preparados para assumir definitivamente os seus postos. ?A polícia comunitária é a polícia que convive com as pessoas, que visita cada casa do bairro onde exerce seu trabalho?, completou o governador.

Participaram da cerimônia de entrega, além do governador Roberto Requião, o secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o coordenador estadual da Patrulha escolar, capitão Vanderley Rothenburg, o comandante do 2º Batalhão, coronel Ataides Casarolli, entre outras autoridades.

continua após a publicidade

Segurança

De acordo com Rothemburg, a entrega faz parte da segunda fase de expansão da Patrulha Escolar Comunitária. ?Estamos muito satisfeitos com os resultados. O projeto está despertando a responsabilidade de todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal, a segurança é um trabalho cooperativo entre todos os envolvidos?, disse o coordenador estadual da Patrulha Escolar Comunitária.

continua após a publicidade

Mais de 500 mil alunos da rede pública de ensino no Paraná já são atendidos pelo programa Patrulha Escolar, do Governo do Estado. Somente em Jacarezinho e Cambará perto de 10 mil alunos, somente das escolas estaduais, serão beneficiados com o programa. ?A implantação da Patrulha Escolar só vai acrescentar em nossa segurança. O programa já estava sendo esperado com ansiedade por toda comunidade escolar?, concluiu o comandante do 2º Batalhão, Ataides Casarolli, que atende os municípios de Jacarezinho e Cambará.

Cambará também recebeu um caminhão do Bombeiro Comunitário. Pelo programa, o governo do estado fornece a estrutura para a criação de um posto de bombeiro e o município entra com os agentes que trabalharão no atendimento a ocorrências. Eles são treinados pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar para prestarem os primeiros atendimentos em situações de acidentes e que envolvem a Defesa Civil.

Mais entregas

Confira no fim da tarde matéria sobre entrega de novas viaturas da Patrulha Escolar também nos municípios de Andirá, Bandeirantes, e Cornélio Procópip, região Norte do Paraná.