A população de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, passa a contar com o Programa Bombeiro Comunitário. O governador Roberto Requião entregou ao município, nesta quarta-feira (12), um caminhão com materiais que são usados em ações de combate a incêndio e de Defesa Civil. ?É uma estrutura: um caminhão, um carro do Siate e uma instalação primorosa. Seguramente é uma das melhores do programa do Paraná. Mas a estrutura não significa nada se ela não tiver alma e a alma são as pessoas que fazem com que ela se transforme em sistema?, disse Requião, aos 13 bombeiros comunitários já treinados para o serviço.

continua após a publicidade

O prefeito Jota Camargo comentou que a instalação do Bombeiro Comunitário é a ?realização de um sonho?. ?Há muitos anos o nosso município tem essa demanda que hoje estamos atendemos. É um atendimento mais próximo e mais pronto, e nossa equipe agora está de prontidão para atender qualquer necessidade?, declarou. O município já contava com um posto do Siate desde o ano passado, para atender à região. A entrega do caminhão também contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

O Programa Bombeiro Comunitário será levado a 52 cidades que não contam com estrutura do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e eram atendidas por guarnições das cidades mais próximas. Com o programa, colocado em prática pela parceria entre o governo do Estado e as prefeituras que aderiram ao programa, mais de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas em todo o Estado. ?Colombo conta agora com um serviço maravilhoso que esperava há muito tempo e junto com esse município, as cidades do interior do Paraná também passam a contar com esse serviço?, completou o governador.

O caminhão foi projetado especialmente para atender às necessidades de atendimento e custou R$ 150 mil. O governo estadual comprou o caminhão e os equipamentos e financia a construção do prédio que vai abrigar o posto de Bombeiro Comunitário. Ao firmar a parceria, o município escolhe uma das duas opções de projeto arquitetônico e de engenharia e constrói as instalações. Fica a cargo do município a contratação de pessoal. ?É um plano de governo que veio para ficar e com certeza está dando subsídio não só às populações, mas também ao próprio Corpo de Bombeiros. Aqui, os bombeiros comunitários já foram treinados e estão aptos a atuar?, explicou o coronel Almir Porcides Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros.

continua após a publicidade

Padrão 

Os caminhões são pintados na cor laranja, adotada pela Defesa Civil em todo o mundo. O serviço pode ser chamado através do telefone 193 (do Corpo de Bombeiros) ou 199 (da Defesa Civil). A qualidade do serviço oferecido será controlada pelo Corpo de Bombeiros, que realizará treinamento periódico com os agentes. Além do trabalho preventivo e de atendimento a sinistros, os agentes do programa Bombeiro Comunitário terão a missão de estruturar o sistema de Defesa Civil em cada um dos municípios que passam a ser atendidos. Esse trabalho resultará no levantamento de riscos em regiões vulneráveis para prevenção de possíveis catástrofes.

continua após a publicidade