Governador entrega caminhão para o Programa Bombeiro Comunitário

A população de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, passa a contar com o Programa Bombeiro Comunitário. O governador Roberto Requião entregou ao município, nesta quarta-feira (12), um caminhão com materiais que são usados em ações de combate a incêndio e de Defesa Civil. ?É uma estrutura: um caminhão, um carro do Siate e uma instalação primorosa. Seguramente é uma das melhores do programa do Paraná. Mas a estrutura não significa nada se ela não tiver alma e a alma são as pessoas que fazem com que ela se transforme em sistema?, disse Requião, aos 13 bombeiros comunitários já treinados para o serviço.

O prefeito Jota Camargo comentou que a instalação do Bombeiro Comunitário é a ?realização de um sonho?. ?Há muitos anos o nosso município tem essa demanda que hoje estamos atendemos. É um atendimento mais próximo e mais pronto, e nossa equipe agora está de prontidão para atender qualquer necessidade?, declarou. O município já contava com um posto do Siate desde o ano passado, para atender à região. A entrega do caminhão também contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari.

O Programa Bombeiro Comunitário será levado a 52 cidades que não contam com estrutura do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná e eram atendidas por guarnições das cidades mais próximas. Com o programa, colocado em prática pela parceria entre o governo do Estado e as prefeituras que aderiram ao programa, mais de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas em todo o Estado. ?Colombo conta agora com um serviço maravilhoso que esperava há muito tempo e junto com esse município, as cidades do interior do Paraná também passam a contar com esse serviço?, completou o governador.

O caminhão foi projetado especialmente para atender às necessidades de atendimento e custou R$ 150 mil. O governo estadual comprou o caminhão e os equipamentos e financia a construção do prédio que vai abrigar o posto de Bombeiro Comunitário. Ao firmar a parceria, o município escolhe uma das duas opções de projeto arquitetônico e de engenharia e constrói as instalações. Fica a cargo do município a contratação de pessoal. ?É um plano de governo que veio para ficar e com certeza está dando subsídio não só às populações, mas também ao próprio Corpo de Bombeiros. Aqui, os bombeiros comunitários já foram treinados e estão aptos a atuar?, explicou o coronel Almir Porcides Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros.

Padrão 

Os caminhões são pintados na cor laranja, adotada pela Defesa Civil em todo o mundo. O serviço pode ser chamado através do telefone 193 (do Corpo de Bombeiros) ou 199 (da Defesa Civil). A qualidade do serviço oferecido será controlada pelo Corpo de Bombeiros, que realizará treinamento periódico com os agentes. Além do trabalho preventivo e de atendimento a sinistros, os agentes do programa Bombeiro Comunitário terão a missão de estruturar o sistema de Defesa Civil em cada um dos municípios que passam a ser atendidos. Esse trabalho resultará no levantamento de riscos em regiões vulneráveis para prevenção de possíveis catástrofes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo