O governador Roberto Requião analisou nesta sexta-feira (7) o pacote agrícola anunciado ontem pelo governo federal. ?A iniciativa é boa. O governo fez o que achava possível. A agricultura é subsidiada no mundo inteiro?, afirmou. Requião, que abriu oficialmente a 46ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Londrina, também falou a dezenas de representantes da cadeia produtiva sobre a agricultura do Paraná. ?Hoje, na crise nacional que se abate sobre o agronegócio, o Paraná se reafirma como o maior produtor nacional de grãos, retomando uma posição que já teve no passado?, disse.

continua após a publicidade

Segundo o governador, o pacote de auxílio à agricultura deve atingir R$ 16,868 bilhões. Inclui liberação de novos recursos, prorrogação de dívidas e recursos alocados por bancos. Foram anunciados crédito para a comercialização e prorrogação das dívidas dos produtores. Medidas que reduzem a carga tributária no setor, incluindo alíquotas de importação de insumos, seguem em estudo pelo governo.

Ele disse que Programas como Panela Cheia, o Fundo de Aval, a Irrigação da Madrugada, demonstram a vitalidade das estruturas agrária e pecuária do Estado. ?O Paraná passa novamente a ser o primeiro produtor de grão do país. Produzimos mais de 20% da produção brasileira enquanto temos apenas 2% do território nacional?, disse o governador.

Requião se referiu aos dados do IBGE que apontam que a safra nacional de grãos deve chegar a 121,97 milhões de toneladas e confirmam o Paraná como o maior produtor de grãos do país, com uma produção de 24,9 milhões de toneladas. ?Hoje, na crise nacional que se abate sobre o agronegócio, o Paraná se reafirma como o maior produtor nacional de grãos, retomando uma posição que já teve no passado?, pontuou o governador.

continua após a publicidade

?E o pessoal da Sociedade Rural de Londrina e de uma forma geral de todas as sociedades rurais, têm mostrado que não se dobra, que não tem coluna vertebral de borracha, enfrenta o problema e joga a agricultura para frente, e na crise brasileira somos os maiores produtores do país de grãos, de frangos. Isso é muito bom?, disse Requião sobre a maior feira de agropecuária da América Latina.

A Feira

continua após a publicidade

Os organizadores da feira esperam movimentação financeira global superior aos R$ 160 milhões registrados no ano passado. O evento também marca 60 anos da Sociedade Rural do Paraná e reúne até próxima semana, representantes de todos os setores do agronegócio brasileiro.

O governador conversou com centenas de agricultores e produtores rurais, elogiou o novo pacote agrícola do governo federal e disse que a iniciativa ?é positiva?. ?O governo federal fez o que achava possível, mas não resolve o problema da agricultura, que no mundo inteiro é subsidiada. Nós temos que diversificar nossa produção e estabelecer incentivos como todos os países fazem?, defendeu.

Requião disse ainda que tem insistido na necessidade de diversificar a produção que não pode ser reduzida a monoculturas ? citou a soja, o milho, o trigo e o pinus como exemplos. ?Temos que valorizar a amplitude dos cultivares que sempre sustentaram nossa evolução. Multiplicidade é o caminho da perenidade. Diversidade biológica é o caminho da sobrevivência?, destacou.