O governador Roberto Requião autorizou a licitação para a reconstrução das galerias de celas na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. De acordo com a direção da Secretaria da Justiça e da Cidadania serão construídas 12 novas galerias, permitindo também a abertura para oito pátios destinados a área de sol.
Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a estimativa é de que a obra seja concluída até o final de 2006. Construída em 1954, a PCE é a terceira unidade mais antiga do estado. Sua estrutura sofreu comprometimentos, com o uso e com rebeliões ocorridas nesses 51 anos de funcionamento. Para melhorar a segurança da unidade, que hoje abriga 1.500 presos, o secretário da Justiça, Aldo Parzianello, e o setor de Engenharia do Departamento Penitenciário (Depen), apresentaram a proposta de revitalização do espaço na PCE, aprovada pelo governador.
?Os alojamentos da PCE foram executados em alvenaria de tijolos e suas portas são de madeira com chapa de ferro. Para a época na qual foi edificada, na década de 50, cumpria seu papel?, explicou o diretor da Secretaria, Luiz Carlos Gilblin Júnior. ?Atualmente com a mudança do perfil do preso é necessária a construção de celas em concreto armado e portas metálicas gradeadas e chapeadas. A salubridade do ambiente de detenção também irá melhorar sensivelmente, com o aumento do número de pátios de sol, dando melhores condições aos internos e contribuindo para o trabalho de ressocialização?, concluiu Gilblin.
Sistema Penitenciário
Com investimentos mensais em torno de R$ 27 milhões ao ano, o Governo do Estado ampliou em cerca de 150% a oferta de vagas no Sistema Penitenciário, nestes três anos.
Entre reformas, ampliações e construções, 9.109 vagas estão sendo abertas em todas as regiões do Paraná. No dia último dia 21, foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, na região metropolitana da Curitiba, que irá abrigar 900 presos. O principal objetivo dessa unidade assim com as demais que seguem esse padrão, é desafogar as delegacias superlotadas das regiões próximas a sua área. Está prevista para os próximos seis meses a inauguração de unidades em Foz do Iguaçu, Piraquara, Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão, Maringá, além da penitenciária federal de Catanduvas.
