Governador autoriza reforma na Penitenciária Central do Estado

O governador Roberto Requião autorizou a licitação para a reconstrução das galerias de celas na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. De acordo com a direção da Secretaria da Justiça e da Cidadania serão construídas 12 novas galerias, permitindo também a abertura para oito pátios destinados a área de sol.

Com investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, a estimativa é de que a obra seja concluída até o final de 2006. Construída em 1954, a PCE é a terceira unidade mais antiga do estado. Sua estrutura sofreu comprometimentos, com o uso e com rebeliões ocorridas nesses 51 anos de funcionamento. Para melhorar a segurança da unidade, que hoje abriga 1.500 presos, o secretário da Justiça, Aldo Parzianello, e o setor de Engenharia do Departamento Penitenciário (Depen), apresentaram a proposta de revitalização do espaço na PCE, aprovada pelo governador.

?Os alojamentos da PCE foram executados em alvenaria de tijolos e suas portas são de madeira com chapa de ferro. Para a época na qual foi edificada, na década de 50, cumpria seu papel?, explicou o diretor da Secretaria, Luiz Carlos Gilblin Júnior. ?Atualmente com a mudança do perfil do preso é necessária a construção de celas em concreto armado e portas metálicas gradeadas e chapeadas. A salubridade do ambiente de detenção também irá melhorar sensivelmente, com o aumento do número de pátios de sol, dando melhores condições aos internos e contribuindo para o trabalho de ressocialização?, concluiu Gilblin.

Sistema Penitenciário

Com investimentos mensais em torno de R$ 27 milhões ao ano, o Governo do Estado ampliou em cerca de 150% a oferta de vagas no Sistema Penitenciário, nestes três anos.

Entre reformas, ampliações e construções, 9.109 vagas estão sendo abertas em todas as regiões do Paraná. No dia último dia 21, foi inaugurado o Centro de Detenção Provisória de São José dos Pinhais, na região metropolitana da Curitiba, que irá abrigar 900 presos. O principal objetivo dessa unidade assim com as demais que seguem esse padrão, é desafogar as delegacias superlotadas das regiões próximas a sua área. Está prevista para os próximos seis meses a inauguração de unidades em Foz do Iguaçu, Piraquara, Londrina, Cascavel, Francisco Beltrão, Maringá, além da penitenciária federal de Catanduvas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo