O governador Roberto Requião participou, junto com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no último domingo, da abertura do IV Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação que reunirá, até quinta-feira, especialistas e profissionais da área ambiental para discutir propostas que objetivem a conservação dos recursos naturais nas áreas protegidas.

Ao falar para uma platéia de mais de mil pessoas, Requião enumerou as diversas ações para preservação ambiental e reforçou a posição do Estado contra a soja transgênica. “O Paraná tem atualmente cerca de meio milhão de hectares de unidades preservadas e mais de 90% dessas áreas foram criadas durante o meu primeiro Governo”, disse. Entre as unidades de conservação existentes no Paraná, 61 são estaduais e estão sob a responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Além disso, o Paraná tem uma das mais modernas legislações sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), realizada pelo governador Roberto Requião, ainda em sua primeira gestão em 1994. A legislação paranaense está servindo como modelo para outros 12 estados do país.

Requião também informou que o Paraná conta com a Força Verde, que tem 600 policiais florestais e 300 fiscais do IAP “preparados, equipados e conscientes na importância da preservação do meio ambiente”. A Força Verde foi equipada com dois aviões motoplanadores, dois helicópteros, um avião monomotor, dois barcos para fiscalização marítima e uma série de pequenas embarcações.

continua após a publicidade

continua após a publicidade