Ginástica deverá ter duas seletivas olímpicas para 2012

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou nesta terça-feira (27), em sua nova sede, que os ginastas terão uma segunda chance para conquistarem uma classificação para os Jogos Olímpicos a partir de Londres-2012.

Atualmente, os ginastas só podem obter uma vaga olímpica no Campeonato Mundial do ano imediatamente anterior ao dos Jogos Olímpicos.

Mas para seguir uma determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para oferecer uma segunda oportunidade, a FIG deverá apresentar uma proposta ao COI até o final do ano.

"Com apenas uma seletiva, alguns dos melhores ginastas do mundo já perderam as Olimpíadas", disse o presidente da FIG, Bruno Grandi. "Se eles estiverem lesionados ou perderem a seletiva por qualquer outro motivo ou problemas com a federação, nós estaríamos perdendo alguns atletas em uma Olimpíada. Nós não podemos permitir isso. Os Jogos Olímpicos são muito importantes para os atletas atualmente para eles deixarem de competir. Estamos buscando uma solução válida.

A proposta da FIG é usar o Mundial de 2011 como seletiva principal para as três disciplinas (artística, rítmica e trampolim) para os Jogos de Londres-2012. Mas a entidade deseja eventos teste como uma segunda seletiva para as Olimpíadas.

"Nós esperamos que o COI compreenda nossa necessidade de usar os eventos-teste como uma segunda seletiva para os Jogos para evitar a criação de um novo evento, pois nós já temos muitos deles", disse Grandi.

A quota de ginastas para os Jogos de Pequim-2008 será de 324 vagas, 12 a mais do que em Atenas-2004 para permitir a participação de mais atletas na ginástica rítmica.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo