O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, foi hostilizado por passageiros de um voo no último sábado (27). A viagem de Brasília à Cuiabá (MT) foi marcada pelos xingamentos e vaias de dezenas de passageiros contrários às decisões polêmicas do ministro, como a soltura de vários envolvidos na Lava Jato, maior caso de corrupção da história do Brasil.
Vários vídeos foram publicados nas redes sociais com as provocações dos passageiros, todos indignados com a postura conivente do magistrado. “Vai soltar o Lula também depois? E o Aécio?”, questionaram os passageiros. “O STF não presta para nada. Tem que fechar aquilo lá” e “vergonha para a família brasileira” foram os comentários mais suaves dos passageiros, que não pouparam o ministro de palavrões mais pesados.
Leia também: Gilmar Mendes ganha marchinhas de carnaval
O ministro não reagiu às manifestações, permanecendo com o celular em mãos durante quase todo o tempo. O piloto chegou a utilizar o auto falante da aeronave mais de uma vez pedindo ordem aos passageiros, recomendando inclusive que os equipamentos eletrônicos como câmeras e celulares fossem desligados.
Quando anunciou que a Polícia Federal poderia ser chamada, o piloto e todos na aeronave ouviram o coro de “Fora, Gilmar”. “Vira homem, rapaz. Precisa de Polícia Federal? Está fazendo coisa errada?”, gritou um dos manifestantes.
Veja o vídeo: