O ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi autorizado a se afastar do País de 16 a 31 de janeiro, em caráter oficial, e até 2 de fevereiro, em caráter particular. A autorização do presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU). Gil vai participar, dia 16, em Miami, nos Estados Unidos, da inauguração do Ponto de Cultura do Sul da Flórida e de assinatura de convênio com os Pontos de Cultura de Boston e São Francisco (EUA); dia 17 a 21, em Nova York, ele participará do lançamento do edital "Brasil na América" e do painel "Comunidade Cultural Global", além de receber o prêmio International Distinguished Artist Award (ISPA) e participar de encontro com a comunidade brasileira e de entrevista à imprensa.
De 21 a 25, em Bruxelas, na Bélgica, o ministro da Cultura visitará a Comissão Européia e manterá reunião de trabalho com comissários daquela entidade sobre ações de cooperação com o Ministério da Cultura, vai fazer o lançamento do Fórum Cultural Mundial e negociar ações de cooperação com grupo de África, Caribe e Pacífico, bem como visitar a ministra da Cultura da Bélgica. De 26 a 29, em Davos, na Suíça, Gil vai participar do Encontro Anual do Fórum Econômico Mundial 2006, e dia 30, em Dacar, no Senegal, Gil participará de reunião do Comitê Internacional de Orientação do Festival Mundial de Artes Negras (III FESMAN). Em seguida a seus compromissos oficiais, Gil estará dia 2 de fevereiro em Nova York, para tratar de assuntos pessoais.
A ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Matilde Ribeiro, foi autorizada pelo presidente a se afastar do País de 14 a 19 próximos, para participar do Seminário sobre Racismo e a Internet, na sede das Nações Unidas, em Genebra.
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tirar férias de 25 deste mês a 3 de fevereiro.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, vai afastar-se do País de 24 a 28 de janeiro. Ele participará, em Caracas, na Venezuela, do Fórum Social Mundial, em particular de atividades organizadas pela Sociedade Civil de Preparação da Conferência Mundial de Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, bem como de reunião sobre este mesmo tema com o governo colombiano.
