Gestores públicos do Paraná participam de encontro em Londrina

Despertar para a necessidade de desenvolvimento de um plano de gestão pública com base em indicadores socioeconômicos municipais e integrado com as potencialidades e características regionais. Essa é a proposta dos minicursos que integram a programação do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos, que será realizado em Londrina, de 17 a 19 de maio, no Centro de Exposições e Eventos da cidade.

Este será o quinto encontro do Programa, que tem como objetivo auxiliar na capacitação dos gestores municipais para implementação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável local e regional, contribuindo para a melhoria dos indicadores socioeconômicos do Estado do Paraná. O Programa Líderes Públicos é uma parceria do Sebrae com a Associação dos Municípios do Paraná e com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Planejamento.

Devem participar do Líderes Públicos um total de 586 prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e diretores de empresas municipais de 216 municípios do Estado. Ao todo, foram quatro encontros realizados, cada um em uma cidade diferente no Estado, e uma missão internacional para conhecer modelos eficazes de gestão e projetos.

Os minicursos, promovidos no primeiro dia do evento (17), das 14 às 18 horas, terão três temas: ‘Como implantar um plano de desenvolvimento municipal e regional sustentado’, ‘Como proceder a avaliação da oferta de investimentos para os municípios’ e ‘Como implantar uma política municipal/regional de Turismo’. Cada minicurso será realizado três vezes, tornando possível a participação em todos. "A proposta é oferecer instrumentos práticos que facilitem a implantação de um plano de gestão pelos gestores públicos. Esse planejamento deve ser baseado nos dados do município, visar aos indicadores socioeconômicos e o envolvimento da comunidade", salienta Heverson Feliciano, gerente regional do Sebrae no Paraná e um dos instrutores dos cursos.

"Os prefeitos e vereadores são responsáveis diretos pelo desenvolvimento das localidades e a sociedade exige os resultados. Por meio do trabalho com indicadores, é possível comprovar os avanços, pois eles medem as melhorias a cada ano nas áreas da saúde, educação e economia. Ao mesmo tempo, o plano vislumbra um desenvolvimento sustentado, com resultados em longo prazo", complementa Feliciano. Este é um modelo contemporâneo de gestão, que pretende aliar os resultados em curto prazo com uma visão do futuro do município. Para isso, de acordo com Feliciano, o primeiro passo para os líderes é mapear os indicadores mais representativos em cada cidade.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo