Apontado como um dos nomes preferidos do presidente Lula para ocupar um ministério em seu segundo mandato, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter esteve na tarde de ontem no Palácio do Planalto. Mas foi uma visita marcada pelo esforço de dissipar a impressão de que esteja inclinado a ocupar um cargo no primeiro escalão.
O empresário, segundo assessores do Planalto, entregou a Lula propostas para incentivar o crescimento econômico, com ênfase na participação da iniciativa privada em investimentos na infra-estrutura. Os auxiliares contaram que ele elogiou o presidente pela iniciativa de pedir à sociedade sugestões para acelerar o desenvolvimento.
Antes do encontro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu rápida entrevista, na qual classificou de mera especulação a notícia de que Gerdau fora convidado a integrar o governo. "Só porque ele vai se encontrar com o presidente, não quer dizer que ele vá se juntar à equipe", argumentou. Apesar disso, ele não descartou inteiramente a hipótese. "Vamos deixar com o presidente.