O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, está "querendo tirar proveito político" do escândalo de compra de ambulâncias superfaturadas que veio à tona com a Operação Sanguessuga. "Ele (Alckmin) está querendo tirar proveito desse esquema quadrilheiro que existe desde o governo anterior (FHC) e com o qual ele está comprometido e defende", afirmou o ministro
A declaração de Tarso foi em resposta às afirmações feitas ontem à noite por Alckmin em São Paulo. Depois de participar do Jornal da Band, da TV Bandeirantes, o presidenciável tucano afirmou que o problema de corrupção "vem desde o começo do governo Lula" e prosseguiu: "Toda hora você tem um escândalo em local diferente. Parece que cada gaveta do governo federal que você abre você encontra um desvio de conduta.
Sobre o suposto envolvimento do deputado João Almeida (PSDB/BA) no esquema das sanguessugas – Alckmin defendia a indicação do parlamentar para a liderança do PSDB na Câmara – , o ex-governador observou que "quem não deve não teme", e defendeu investigação para todos os envolvidos. "O fato mais relevante é que deputado é filial. A matriz é o Ministério da Saúde, que foi alertado já há muito tempo e não tem o menor controle dos gastos públicos e é quem tem o dever de acompanhar.
