O presidente do PT, José Genoino, iniciou há pouco, sua mobilização com os dirigentes de partidos para consolidar o apoio ao candidato oficial do PT à presidência da Câmara, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Genoino fez uma avaliação otimista, prevendo que o petista ganhará a eleição em primeiro turno, pois já teria entre 260 e 270 votos. "E podemos fazer mais", afirmou o presidente do PT.

continua após a publicidade

Nos encontros com os dirigentes partidários , Genoino está comprometendo o voto da bancada do PT na Câmara nos candidatos oficiais das bancadas para os demais cargos da Mesa Diretora da Casa. Praticamente todos os cargos estão sendo pleiteados por mais de um candidato do mesmo partido. Em relação ao PSDB, a idéia do PT é fazer um acordo do PT com o PSDB em São Paulo para a eleição da presidência da Assembléia Legislativa em São Paulo.

O presidente discutiu, há pouco, esse assunto com o presidente do PSDB, senador Eduardo Azeredo (MG), com quem co nversou por telefone. Para domingo, está prevista a chegada do líder do PT na Assembléia paulista, Cândido Vaccarezza, que vem a Brasília para uma reunião com tucanos, antes da reunião da bancada do PSDB na Câmara destinada a tomar uma posição sobre a disputa para a presidência da Casa.

Amanhã, Genoino vai falar com o presidente do PSB, deputado Miguel Arraes (PE) e, até a eleição, marcada para dia 14, pretende conversar com todos os dirigentes partidários. Genoino disse que o PT não vai fazer blocos com outros partidos nem novas filiações na Câmara e continua fazendo apelo para que o candidato avulso do PT à presidência da Câmara, deputado Virgílio Guimarães (MG), desista do páreo. "Estamos tratando a eleição politicamente, e estamos confiantes na vitória no primeiro turno", afirmou Genoino, ponderando, contudo, que qualquer eleição exige cautela e prudência.

continua após a publicidade