Genoino faz apelo para que Heloísa Helena reveja críticas e atitudes

O presidente nacional do PT, José Genoino, voltou a repreender a senadora Heloísa Helena (PT-AL) em nome da unidade do partido. Ao mesmo tempo, fez um apelo para que a ela reveja “suas críticas e, principalmente, suas atitudes”.

Desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Heloísa tem se indisposto com o PT. No sábado, não foi à votação da Mesa Diretora do Senado por discordar da indicação de José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa.

A ausência foi recebida pela cúpula do PT como uma afronta. Para Genoino, não ir a uma sessão por discordar da direção do partido é “uma posição cômoda”. “No PT, o direito de opinião é livre, mas a ação é de unidade. Ela pode criticar o quanto quiser, mas não pode faltar a uma sessão”, julga Genoino. “O PT não é um aglomerado de pessoas. Se cada um agir por si só, não há partido.”

Hoje, o presidente do PT voltou a responder à afirmação da senadora que disse que é “a lembrança amarga da história do PT”. “Repito que ela não é depositária da história do PT que, aliás, não é amarga.”

A intensidade dos atritos entre Helena e o PT aumentam dia a dia. Nos bastidores do partido, a avaliação é que a senadora, com declarações furiosas contra o governo, está se esticando demais a ponto de tornar insustentável sua permanência no partido.

Genoino, no entanto, garante não compartilhar desta visão. Questionado se estaria fazendo um convite público para que a senadora deixasse o partido, ele foi claro: “Meu convite é para que ela fique e vou me esforçar para isso. Continuo apelando para que ela reveja certas críticas e, principalmente, suas atitudes. Estou apenas defendendo os estatutos do PT”.

O presidente do PT adiantou que não pretende procurar a senadora para uma conversa particular. “Vou discutir o assunto com a bancada de senadores. Com ela, só falo na reunião da executiva nacional, da qual ela faz parte.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo