Geddel tira estatal do São Francisco dos petistas

Bastaram 18 dias à frente do Ministério da Integração Nacional e duas horas de reunião de trabalho com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) alcançasse seu objetivo mais urgente: tomar do PT o controle da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) que ele considera o ?braço operacional? mais importante de seu ministério.

A autorização para tirar do PT o comando da Codevasf foi dada ontem a Geddel pelo próprio presidente, durante a reunião da Câmara de Gestão encarregada de cuidar do Rio São Francisco. O encontro mobilizou os ministros do Meio Ambiente, Marina Silva; da Casa Civil, Dilma Rousseff; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci; e de Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia.

Desafiado a vencer as resistências de seu próprio Estado – a Bahia – ao projeto de transposição do São Francisco, Geddel apresentou a idéia de levar água a 1.800 vilarejos localizados a cerca de dois ou três quilômetros do rio, ao longo dos 5.000 quilômetros das margens esquerda e direita. ?Toque esse projeto. Isto me sensibiliza muito?, disse Lula a Geddel, segundo um dos presentes. ?Tiro dinheiro, nem que seja aqui da Presidência.? Foi a senha para que o ministro explicasse ao presidente que precisa dar a ele ?respostas políticas e de gestão?, mas que para isto precisava fazer ?algumas substituições?. Disse que faria as trocas com critério, respeitando competências técnicas. ?Pois então faça?, autorizou Lula.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo