O gasto anual com o tratamento da aids no mundo representa o mesmo valor despendido com três dias de despesas militares em 177 países. Este é o balanço divulgado no Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU).

continua após a publicidade

"Não ver a segurança humana para além da segurança militar reflete em subinvestimentos no tratamento de algumas das maiores ameaças da vida humana", sintetiza o documento, que acrescenta que cerca de três milhões de pessoas morrem todos os anos vitimas da doença.

O relatório informa que há uma distorção nas prioridades dos países ricos em relação às despesas públicas. Principalmente, no que envolve auxílio às nações menos desenvolvidas. "Para cada dólar gasto em ajuda, os países ricos investem outros US$ 10 aos orçamentos militares", destaca.

O montante das despesas bélicas desde 2000, segundo o documento, é o suficiente para atingir a meta da ONU de repassar 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) das nações ricas para os países pobres.

continua após a publicidade

O texto destaca que este objetivo ainda é possível. Mas, para isso, "os doadores devem estabelecer compromissos de repasse de um nível mínimo de 0,5% de agora até 2010 para tornar esta meta alcançável até 2015", conclui.