Garrafa pet é alternativa para armazenar alimentos, em Curitiba

Voluntárias do curso de educação alimentar organizado pela Secretaria Municipal de Abastecimento descobriram uma nova maneira de conservar alimentos: em garrafas plásticas. A novidade foi apresentada na manhã desta terça-feira (09), no refeitório da Rua da Cidadania do Boa Vista, pelas donas de casa Regina Coelho e Sandra Mara. Elas demonstraram a técnica de armazenar feijão em garrafas plásticas de refrigerantes. ?Foi uma surpresa, que demonstra como a troca de experiências incentiva a criatividade das pessoas?, diz a nutricionista Zilá Giacomini, orientadora do curso.

O processo consiste em esterilizar as garrafas, secá-las e colocar uma cabeça de alho com casca no fundo e na abertura de cada recipiente. Colocam-se os grãos de feijão, depois de retirar impurezas. Enquanto a dona de casa enche a garrafa, bate o recipiente na mesa para ajeitar o alimento e retirar o ar entre os grãos. Depois, fecha a garrafa e coloca uma etiqueta com a data de validade do produto e a data de armazenagem do alimento. As voluntárias aconselham guardar as garrafas de dois a três anos, no máximo.

As voluntárias usam a técnica há anos e testaram a eficácia em locais diferentes da cidade. ?Uma vez por mês reunimos as mulheres da nossa comunidade para ensinar essa nova maneira de guardar alimentos por dois ou três anos?, explica Regina Coelho. ?Eu tenho um espaço em casa só para armazenar alimentos que são mais baratos em determinado período; como o milho da pipoca, por exemplo. Comprei mais barato e já tenho estocado para as festas juninas?, diz Regina. ?É possível armazenar alimentos durante a safra ou quando podemos comprar com desconto ou em promoção nos mercados e feiras.

Guardamos feijão, arroz, milho sabendo que não irão estragar. Assim podemos até fazer economia em épocas de dificuldade?, afirma Sandra Mara.

Para a nutricionista Zilá Giacomini, é importante ter uma reserva de alimentos em casa, cuidadosamente limpos e armazenados. ?É relevante consumir alimentos saudáveis, conhecendo a procedência, o valor nutritivo e cuidando com a higiene durante a armazenagem do produto?, diz ela.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo