Garotinho cai no Rio, onde já perde para Lula e Ciro

Sob pressão da falta de dinheiro e das renúncias de seus candidatos a governador, o candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, está agora ameaçado de perder um dos argumentos que mais usa em sua defesa: sua liderança nas pesquisas no Rio de Janeiro, que governou de 1999 a 2002.

Segundo a última pesquisa do Instituto Ibope, o socialista, com 29%, começou a cair em seu reduto e, pela primeira vez, divide o primeiro lugar no Estado, em empate técnico com o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que tem 27%. Na capital fluminense, Garotinho está na terceira colocação, com 23% das intenções de voto.  No geral, perdeu quatro pontos em dez dias.

A pesquisa mais recente, feita de 8 a 11 de agosto com 1.200 pessoas de 35 municípios, mostra ainda que, no Estado, Ciro Gomes (PPS) tem 23%, e José Serra (PSDB), 8%.

Na capital, Lula tem 29%, Ciro, 28%, e Serra, 8%. Na sondagem anterior, de 28 a 31 de julho, com amostragem idêntica, Garotinho era o líder isolado no Estado, com 33%, contra 26% de Lula, 21% de Ciro e 7% de Serra.

Na capital, já estava em terceiro lugar na disputa, com 23%, contra 29% do petista, 25% de Ciro e 7% do tucano. A queda de intenções de voto no Estado se deu onde o socialista tinha mais votos: periferia (de 44% para 37%) e interior (de 37% a 31%).

O tropeço de Garotinho no Rio poderá comprometer sua votação nacional, na qual aparece em quarto lugar, com 11%, na última pesquisa nacional Ibope, atrás de Lula (34%), Ciro (27%) e Serra (12%).

O Rio é o Estado em que o socialista tem seu melhor desempenho e fica na região (Sudeste) em que tem seu maior porcentual de intenção de votos, com 15%, contra 8% no Nordeste, 8% no Sul e 6% no Norte/Centro-Oeste.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo