Uma comissão formada por diversos órgãos dos governos federal e estadual foram nesta sexta-feira (12) para Apuí, a 453 quilômetros de Manaus, acompanhando o prefeito Antonio Roque Longo para visitar a área onde se instalou um garimpo, no sul do Amazonas, às margens do Rio Juma. A comissão vai decidir, com a cooperativa dos garimpeiros, o que será feito na área. Em menos de um mês, o garimpo já atraiu mais de 3 mil pessoas ao local.
A visita foi decidida em reunião anteontem, em Brasília, entre o governador Eduardo Braga (PMDB) e a ministra da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Houssef. Os representantes dos órgãos federais chegaram ontem a Manaus e se reuniram com o governador no palácio do governo com o prefeito de Apuí.
Participam da comitiva representantes da Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), DNPM, CPRM, Caixa Econômica Federal, Sipam, Ministério das Minas e Energia, Polícia Militar, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Exército e Aeronáutica.