O presidente do PT, Marco Aurélio Garcia, que coordenou a campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi nomeado para o cargo de assessor chefe da Assessoria Especial do presidente da República.
Garcia havia se afastado desse cargo para ser o coordenador da campanha e a presidência do partido em lugar do então presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini, depois que este teve que deixar as duas funções por causa de suspeita de envolvimento no processo de compra de um dossiê por petistas para prejudicar candidatos do PSDB.
A nomeação de Garcia para a Assessoria Especial foi publicada na edição de hoje do "Diário Oficial da União", em portaria assinada pela ministra chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff. O "Diário Oficial" publica também: as nomeações de Cezar Santos Alvarez para o cargo de assessor especial na mesma assessoria; do fotógrafo Ricardo Henrique Stuckert para a direção do Departamento de Fotografia da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência, e Carlos Luís Duarte Villanova, para a direção do Departamento de Mídia Internacional dessa secretaria. A ministra Dilma Rousseff nomeou ainda Laércio Portela Delgado diretor interino do Departamento de Mídia Regional da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz e José Ramos Filho para, também interinamente, exercer o cargo de secretário-adjunto da Secretaria de Imprensa e Porta-Voz.