O Brasil tem mais gado do que gente. O número de bois e vacas supera cada vez mais a população humana, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O rebanho bovino chegou a 195 milhões de cabeças em 2003, ultrapassando de longe a população estimada para aquele ano, de 179 milhões de pessoas. O País possui o principal rebanho comercial bovino do mundo.
A "população" de bois foi maior do que a humana no início da década de 90. Depois houve um pequeno recuo e uma nova ultrapassagem só ocorreu em 2001 quando, novamente, foram registrados mais bovinos do que pessoas no País. Naquele ano, eram 176 milhões de bovinos e 174 milhões de pessoas. A partir daí a diferença se ampliou até chegar aos 16 milhões de diferença em 2003. Os dados são parte da Pesquisa da Pecuária Municipal divulgada hoje.
O chefe da coordenação de agropecuária do IBGE, Carlos Alberto Lauria, disse que o rebanho bovino do Brasil é tão grande porque o País tem a vantagem competitiva internacional de criar o gado em pasto livre, em vastos espaços, o que ajuda a evitar doenças deflagradas constantemente em países europeus, como a vaca louca. Desse modo, as exportações brasileiras de carne também vem crescendo sucessivamente, o que estimula os produtores.
Dados da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg) apontam que o Brasil já é o maior exportador de carne do mundo. Somente de janeiro a outubro deste ano, o País exportou 1 5 milhão de toneladas de carne bovina, entre in natura e industrializada. Os números da entidade mostram também que a produção de carne de boi no Brasil vem crescendo a cada ano e passou de 6,09 milhões de toneladas em 1994 para 7,7 milhões de t em 2003.
O abate de bovinos no País corresponde a cerca de 12% do total do rebanho a cada ano. A informação, do IBGE, leva em conta os abatedouros oficiais e ignora os clandestinos que, se pesquisados, poderiam dobrar o registro dos animais abatidos. A estimativa do rebanho bovino é feita pelo instituto tendo como base o cadastro de vacinação da febre aftosa no País.