O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, destacou hoje, em cerimônia em Duque de Caxias, a importância da presença do governo federal no planejamento estratégico do setor de energia no País.
Relembrando a postura nacionalista do governador Leonel Brizola – cujo nome foi usado para rebatizar a usina TermoRio, da Petrobras (ela passou a se chamar Usina Termelétrica (UTE) Governador Leonel Brizola) -, Gabrielli salientou que "certas atividades importantes da economia brasileira não podem ser deixadas ao sabor do mercado".
"É claro que não podemos descolar as atividades da empresa das atividades do mercado. No entanto, o planejamento, a intervenção estatal, a expansão da atividade econômica como um todo, como uma visão estratégica, é fundamental para garantir o crescimento deste País. A experiência que tivemos, de deixar o livre mercado funcionar, não é uma experiência que podemos dizer que deu certo. E o governo Lula está mostrando a importância da retomada do planejamento estratégico de longo prazo", afirmou Gabrielli em sua apresentação na inauguração da usina.
Ainda no mesmo discurso, Gabrielli aproveitou para destacar a importância da logística do gás, para sua chegada até o consumidor. "O gás natural faz parte de uma indústria em rede diferente, que passa pela logística de transporte e pela capacidade de entregar este gás. A existência da logística determina o mercado e o preço para este combustível e por isso o gás não pode ser olhado apenas pela ótica do produtor e do consumidor final", comentou.