Gabeira defende convocação de Berzoini para depor sobre dossiê

O deputado Fernando Gabeira (PV-SP), integrante da CPI das Sanguessugas, defendeu nesta terça-feira (13) a convocação do presidente licenciado do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), para prestar depoimento na comissão, que investiga a origem do R$ 1,75 milhão que seria usado para comprar o dossiê contra políticos do PSDB. "É muito possível que ele seja chamado", disse. O deputado também defendeu que a CPI priorize a investigação em Hamilton Lacerda, ex-assessor da campanha do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), apontado pela Polícia federal como "o homem da mala".

Lacerda foi identificado como a pessoa que entregou o dinheiro a Gedimar Passos no Hotel Ibis, em São Paulo. "Evidentemente ele tem muito a dizer. Ele não tinha aquele dinheiro todo no bolso. Alguém entregou a ele", disse o deputado.

Caixa 2

Gabeira e Vanessa Graziotin (PC do B-AM) foram nesta segunda-feira a Cuiabá buscar o restante dos documentos do inquérito, que será remetido pela PF de Cuiabá pelo Correio. Os dois conversaram longamente com o delegado Diógenes Curado Filho, responsável pelas investigações. Para Gabeira, os elementos reunidos pela PF convergem para a tese de que o dinheiro para a compra do dossiê saiu do "caixa dois" da campanha de Lula. "É muito difícil que um indivíduo ou um conjunto de indivíduos isolados consiga levantar todo esse dinheiro. Tem que haver uma afinidade política. Muito possivelmente houve caixa 2", declarou Gabeira. Para o deputado, se não aparecerem os donos do dinheiro, Lacerda e Gedimar Passos devem ser responsabilizados.

Conexão Rio

Segundo Gabeira, Diógenes deverá ir ao Rio ainda nesta semana para aprofundar as investigações das conexões de Hamilton Lacerda no Rio de Janeiro. Os sigilos revelam uma série de telefonemas de Lacerda para números do Rio, ainda sob investigação. Segundo uma autoridade que acompanha as investigações, a PF crê que parte dos dólares saíram mesmo da Vicatur, em Nova Iguaçú, por conta de um detalhe: entre os dólares apreendidos, há um maço de US$ 79,8 mil em notas seriadas, valor que coincide com um das operações fechadas pela casa de câmbio.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo