Um fuzil que havia desaparecido na quarta-feira do Primeiro Depósito de Suprimento do Exército, em Triagem (RJ), foi encontrado hoje (9) pelo Exército na favela Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré. Por volta das 2 horas da madrugada os militares receberam um telefonema anônimo informando onde o fuzil estava. Além da arma, os militares recuperaram o carregador e munição. Ninguém foi preso.
Cerca de 60 homens apoiados por policiais militares do Segundo Batalhão haviam ocupado a favela na manhã de ontem para cumprir um mandado de busca e apreensão da arma expedido pela Justiça Militar.
O relações públicas do Comando Militar do Leste, coronel Fernando Lemos, informou que as imnvestigações concluíram que o sentinela que usava o fuzil, de nome não divulgado, tinha envolvimento com traficantes de drogas. O cabo e outros três soldados estão presos na unidade e um inquérito policial militar foi instaurado para apurar a participação de três traficantes no caso.
O coronel Lemos disse que, neste ano, duas armas desapareceram em unidades do Exército no Rio de Janeiro. Uma foi o fuzil FAL recuperado hoje e a outra, também um fuzil, se extraviou durante um exercício do CPOR (Centro Preparatório de Oficiais da Reserva) em Gericinó. No ano passado, sete armas sumiram e cinco delas foram recuperadas.