Na primeira entrevista coletiva depois de anunciado como futuro ministro da Fazenda, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, disse que vai manter a política econômica do governo Lula, até então conduzida por Antonio Palocci.
"A política econômica não mudará porque a política econômica que estamos praticando não é do ministro Antonio Palocci ou da ministra Dilma [Rousseff, chefe da Casa Civil], ou de qualquer ministro. A política econômica é do presidente Lula, que é o fiador dessa política econômica", afirmou Mantega, que deu a entrevista ao lado do porta-voz da Presidência da República, André Singer. O porta-voz confirmou o pedido de demissão do ministro da Fazenda. Palocci pediu afastamento do cargo na tarde de hoje.
Mantega destacou que a atual política econômica existente no Brasil é a mais bem sucedida dos últimos 15, 20 anos, abrindo as portas de um novo ciclo de desenvolvimento. "Há muito tempo que o Brasil não conseguia reunir condições tão favoráveis para o crescimento, e isso se deve a essa política econômica que vem sendo praticada nos últimos três anos de governno", finalizou.