O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior está lançando um serviço inédito de orientação, por telefone, sobre exportações, para pequenos e médios produtores. O anúncio foi feito pelo ministro Luiz Fernando Furlan na palestra de abertura do 24º Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex). O "Fala, exportador", dará instruções principalmente para pequenos e médios empresários que querem ingressar ou estão ingressando no setor em exportações.
O novo serviço pode ser acessado discando-se o número 0800 9782332. Segundo o ministro, cada dúvida será respondida num prazo máximo de três dias. O sistema será administrado pelo ministério, em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A intenção é ampliar o total de empresas exportadoras, dos atuais cerca de 20 mil para 30 mil.
Em discurso, Furlan destacou a importância de estar atento à qualidade dos produtos. Ao exemplificar, o ministro lembrou que, no último fim de semana, ficou muito decepcionado ao saber que contratos de exportação de cebola haviam sido cancelados nos Estados Unidos e um lote, devolvido, porque exportadores do produto do interior de São Paulo enviaram um produto de má qualidade aos compradores. "Quem é exportador, já de muito tempo, sabe que respeitar os contratos, chova ou faça sol, levando um produto de boa qualidade, é essencial", disse o ministro.
