O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, que entrou em férias antes do Natal, decidiu não retomar o trabalho ontem (08), como previsto. Só voltará na semana que vem, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornar do descanso de dez dias no Forte dos Andradas, um quartel do Exército no Guarujá. Por enquanto, o ministério vem sendo tocado pelo secretário-executivo Ivan Ramalho. Nos bastidores corre a informação de que Furlan não quer continuar no cargo, apesar dos apelos feitos por Lula para que não saia.
Por causa da ausência de Furlan, o ministério parou de divulgar a agenda do ministro. Na página do ministério na internet consta ainda a última agenda de Furlan, estabelecida para o dia 21 de dezembro. Às 10 horas ele teve audiência com o deputado Dilceu Sperafico (PP-PR) e com a nova diretoria do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval (Sinaval), além de representantes da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos. Às 11 horas recebeu o senador João Ribeiro (PL-TO); em seguida, atendeu representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). À tarde, conversou com Alessandro Teixeira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério.
As férias do ministro da Fazenda, Guido Mantega, acabam no dia 16. Ele está sendo substituído pelo secretário-executivo Bernard Appy, que ontem teve reunião no Palácio do Planalto e hoje anuncia despachos internos. Na sexta-feira passada, ao chegar ao ministério, Appy se surpreendeu com a quantidade de repórteres que o aguardavam na rua – que no jargão jornalístico é chamada de ?cobertura de porta?. Prometeu providenciar cadeiras para que eles esperassem sentados.
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, também está em férias – viajou para os Estados Unidos e só volta no dia 26. Está sendo substituído pelo secretário-executivo Fernando Rodrigues Lopes de Oliveira. Costa participa hoje de uma feira de informática em Las Vegas. Antes de deixar os Estados Unidos, reúne-se com a diretoria da empresa norte-americana de correios. Quer fazer uma parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
Na semana passada ficaram acéfalos os Ministérios de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Agrário e Esportes. Os titulares entraram em férias. Pela Ciência e Tecnologia respondeu o secretário-executivo Luiz Fernandes, pelo Agrário, Marcelo Cardona, e pelo dos Esportes, Rafael de Aguiar Barbosa.