O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, abre o Brazil Day 2005, às 8h30, na cidade norte-americana de Nova Iorque (Embassy Suites Hotel). O encontro reúne representantes de empresas brasileiras e investidores internacionais. O objetivo é discutir as oportunidades de negócios no país.
Dividido em oito painéis setoriais, o evento conta com a participação do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. De manhã, logo após a abertura dos trabalhos, Gabrielli dá entrevista coletiva (10 horas). À tarde, faz exposição em um painel sobre petróleo e indústria petroquímica. Ao longo do dia, outros temas serão discutidos como telecomunicações, papel e celulose, varejo e distribuição, indústria bancária, eletricidade, siderurgia e serviços públicos.
Após participar da abertura do Brazil Day, o ministro Furlan cumpre mais dois compromissos em Nova Iorque antes de embarcar para São Paulo. Às 15h30, terá encontro com a diretora da Standard & Poor?s, agência internacional de classificação de risco, Lisa Schineller. Na seqüência (16 horas), ele vai se reunir com a diretoria do banco de investimentos norte-americano Merrill Lynch.