O secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Emerson Nerone, assinou nesta quinta-feira (8) a liberação de R$ 305,5 mil para pagamento de 23 convênios com prefeituras de 13 municípios. O dinheiro é do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e é liberado depois da aprovação dos projetos pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).
As cidades de Lapa, Cambará, Nova Cantu, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul, Irati, Quinta do Sol, Planalto, Céu Azul, General Carneiro, Luiziana, Itambé e Espigão do Alto Iguaçu receberam o recurso que ajudará na compra de equipamentos e materiais de consumo, além de reformas nos prédios e pagamento de profissionais que trabalham no atendimento de crianças e adolescentes pobres dos municípios. ?As políticas de assistência social elaboradas pelo Estado, entre elas a de proteção e promoção das crianças e adolescentes, devem focar a promoção e o desenvolvimento humano, e os projetos financiados pelo FIA integram essas políticas?, afirmou o secretário Emerson Nerone.
A presidente do Instituto de Ação Social (Iasp), Thelma Alves de Oliveira, defende que uma das razões para a melhoria no atendimento a essas crianças e adolescentes é a forma de aplicação dos recursos. ?Através das diretrizes traçadas pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, os Conselhos Municipais elegem os projetos prioritários na localidade e com esse direcionamento o recurso chega onde vai cumprir sua finalidade de fato?, explica.
Escola de Governo
Na terça-feira (6), o governador Roberto Requião assinou, durante e Escola de Governo, 419 convênios que somaram R$ 12 milhões de recursos do Fundo da Infância e da Adolescência. Os convênios foram enviados por 287 prefeituras e 132 entidades sociais de 334 municípios do Paraná.