As comemorações da semana da árvore na Escola Estadual São Paulo Apóstolo tiveram seu ponto alto, nesta quarta-feira, com plantio de 500 mudas de árvores dentro do projeto ?Mais Verde?.
As mudas de espécies nativas e frutíferas foram doadas pelos colégios Positivo e Anjo da Guarda, e plantadas em conjunto com alunos do ensino fundamental das rede estadual. Antes de plantar, a banda do próprio colégio fez uma apresentação na quadra coberta de esportes, seguida por uma coreografia da equipe de ginasta.
Estas atividades fazem parte do Programa de Paisagismo, que o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná ( Fundepar) está implantando nas escolas pelo Projeto Mais Verde. Das 89 escolas que pediram o desenvolvimento do projeto, 22 já estão com o projeto sendo executado. De 2004 até agora foram aplicados mais de R$ 162 mil do Programa do Fundo Rotativo.
Nesta semana, além da São Paulo Apóstolo, outras dez escolas estaduais também participaram das comemorações e do plantio. Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Sheila Toledo, estas práticas pedagógicas visam incentivar os alunos a cuidarem do meio ambiente e a participarem de sua recuperação.
Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do projeto, Adriano Balliana Betinardi, nos locais onde o projeto foi executado criou-se salas de aula ao ar livre, com quadro negro, banqueta e mesa em concreto, com tabuleiro de xadrez e capacidade para 42 alunos. Em volta coloca-se arbustos e flores, para as aulas práticas de biologia. ?É um espaço multidisciplinar, que é construído ao lado da quadra de esporte para auxiliar, também, as aulas teóricas de educação física e de biologia?, salienta.
O projeto prevê o envolvimento da comunidade escolar, pois cria espaços destinados a horta e ao cultivo de plantas medicinais ou aromáticas. Desenvolve técnicas do paisagismo, que consiste em plantio de pequenos arbustos, herbáceas ou forrações para embelezamento do espaço escolar. Além disso, coloca manilhas que variam de 50 cm a um cm para minhocultura.
Desde o ano passado, 22 escolas da rede estadual estão com uma paisagem mais verde e agradável. Em escolas de 11 municípios espera-se a liberação de verbas e outras 10 estão providenciando orçamentos e 46 aguardam a execução do projeto.