O Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná (Fundepar) participa nesta quinta e sexta-feira do I Encontro Nacional de Experiências Inovadoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em Brasília. A grande expectativa da Fundepar para este Encontro é a possibilidade de um reajuste do valor per capita destinado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos alunos das escolas estaduais para 2005.

O encontro visa a transmissão de conhecimento sobre as diversas experiências bem sucedidas na área da alimentação escolar e é considerado como o de maior abrangência dentro do assunto sobre a suplantação alimentar na América do Sul.
De acordo com a Presidente do Fundepar, Sandra Ferrari Turra, o Instituto está enviando uma nutricionista para o evento. “Para a Secretaria de Estado da Educação é muito importante participar de um evento como este, pois o PNAE é um Programa que atende mais de 37 milhões de alunos em todo país”, comentou.

É a primeira capacitação deste porte programada pelo FNDE, ligado ao Ministério da Educação (MEC). Representantes do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Paraná, da Assembléia Legislativa e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Paraná (APP-Sindicato) participarão juntamente do evento.

Reajuste

De acordo com Sandra, o Programa de Alimentação Escolar tem relação direta com o valor destinado pelo FNDE para cada aluno. “O valor destinado hoje é de R$ 0,15 por aluno/dia, o valor mínimo necessário para a aquisição dos gêneros seria em torno de R$ 0,40″. Com este valor seria possível uma maior diversificação dos cardápios”, avaliou.
O PNAE é mantido com recursos repassados pelo Governo Federal, através do FNDE aos Estados e Municípios.

continua após a publicidade

continua após a publicidade