As inscrições podem ser feitas nas áreas de criação, implantação e manutenção de unidades de conservação; pesquisa e proteção de espécies e populações importantes ou sob risco e seus habitats; estímulo à criação, implantação e manutenção de áreas verdes e arborização urbana; recuperação de ecossistemas alterados ou degradados; publicação de materiais e realização de eventos relacionados à conservação da natureza.
A avaliação técnica das propostas para seleção é feita em etapas. Na primeira, cada uma é analisada por um consultor especializado, que transmite seu julgamento através de uma ficha de análise, avaliando critérios técnicos e financeiros propostos. A segunda fase é a avaliação do Comitê Técnico (grupo de consultores voluntários) que se reúne na sede da Fundação O Boticário para indicar ao Conselho as propostas mais relevantes. Esta indicação é feita considerando o julgamento feito pelo consultor e as discussões realizadas durante a reunião.
O formulário de inscrição esta disponível no site
A Fundação
No segundo semestre de 2004 foram aprovados 26 projetos que já começaram a receber os recursos. A Fundação O Boticário de Proteção a Natureza, em seus 14 anos de atividade, já apoiou mais de 900 projetos de conservação da natureza, somando um investimento de mais de US$ 5 milhões, em apoio aos projetos de conservação em todo o Brasil.
Criada em 1990, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza é uma instituição sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, destinada a apoiar e realizar projetos conservacionistas. A Fundação adquiriu e mantém a Reserva Natural Salto Morato, um remanescente de Floresta Atlântica, no Paraná, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, em 1999. Em 2001, inaugurou a Estação Natureza em Curitiba, uma exposição interativa sobre as belezas naturais do Brasil que já recebeu mais de 65 mil visitantes.
www.fundacaoboticario.com.br. A divulgação dos selecionados será feita em julho e o repasse dos recursos para execução do projeto começa logo em seguida.