A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente promove este ano uma série de atividades para estimular os gestores públicos municipais a cumprir as metas do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Diversas palestras estão previstas nos municípios que fazem parte do projeto Prefeito Amigo da Criança.

continua após a publicidade

Só este mês, a equipe da entidade sem fins lucrativos já esteve na capital pernambucana e em Timon, no Maranhão. Os dois estados possuem 146 cidades inscritas no programa. Aos gestores municipais, a coordenadora da Fundação Abrinq, Abigail Silvestre Torres, apresentou os principais desafios a serem enfrentados para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.

"Elegemos três eixos: educação de qualidade, vida saudável e proteção contra maus tratos. Vamos propor a instalação de comissões de notificação nos municípios para coibir a violência familiar. Além disso, precisamos intensificar iniciativas que resultem no combate ao trabalho infantil, à exploração sexual de crianças e jovens", conta Torres.

De acordo com ela, outro ponto a ser destacado nas ações com os gestores é a ampliação do orçamento público destinado a ações que favoreçam crianças e adolescentes. O objetivo do programa Prefeito Amigo da Criança, lançado em 1996 pela Abrinq, é assegurar a execução de políticas públicas pelos municípios, no sentido de priorizar os direitos da infância e da juventude. Participam atualmente da iniciativa 2.263 municípios brasileiros.

continua após a publicidade