Funcionários das escolas do Paraná que possuam o nível médio poderão ampliar sua formação com cursos técnicos. Para isso, técnicos da Secretaria de Estado da Educação e demais representantes do setor estão participando de uma capacitação no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, para a implantação do novo programa ?Profuncionários de Escolas?, no Estado.

continua após a publicidade

Nesta próxima quarta-feira (26), o Ministro da Educação, Fernando Haddad, juntamente com o Secretário da Educação, Mauricio Requião, e demais autoridades assinarão o termo de cooperação técnica para a implantação do programa. Nesta primeira etapa, participarão quatro estados: Paraná, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria, Sandra Garcia, que está participando da capacitação, o novo programa visa a qualificação dos funcionários. ?É a educação profissional voltada ao funcionário das escolas, que também tem um grande papel perante a educação dos nossos alunos?, disse.

De acordo com Sandra, com os cursos inicia-se uma nova área da educação profissional, a da formação pedagógica dos trabalhadores na educação. Serão ofertados quatro cursos: Gestão Escolar (voltado aos funcionários das secretarias das escolas), Multimeios Didáticos (voltado aos funcionários da área audiovisual que trabalham em bibliotecas, laboratórios de informática etc), Alimentação Escolar (voltado aos funcionários que trabalham nas cantinas com a merenda escolar) e Infra-estrutura e Ambiente Escolar (voltado aos funcionários que trabalham com elétrica e hidráulica nas escolas).

continua após a publicidade

No Paraná serão ofertadas 33 turmas, que representarão aproximadamente 1.000 vagas aos funcionários das escolas da rede estadual de educação. ?Os cursos terão 1.260 horas/aula, ou seja, terão duração de 1 ano e serão oferecidos de forma presencial e à distância?, salienta Sandra.

Sandra informa que material didático será fornecido pelo MEC. ?O material foi confeccionado pela Universidade Estadual de Brasília (UNB), e os professores que atuarão como tutores serão fornecidos pela Secretaria da Educação?, conta.

continua após a publicidade