Os funcionários da unidade Anchieta da Volkswagen, localizada em São Bernardo, no ABC paulista, querem disputar o projeto de produção do novo veículo popular -derivado do Polo e apelidado de Tupi-, que será produzido a partir de 2003 no Brasil.
Pelo projeto inicial, o carro seria produzido na fábrica de São José dos Pinhais, instalada na região metropolitana de Curitiba (PR).
Mas os dirigentes da montadora deram aos funcionários de São Bernardo a chance de dividir com os trabalhadores de São José dos Pinhais a produção do Tupi. Pela proposta da empresa, a versão nacional ficaria com a fábrica de São José dos Pinhais e o modelo exportação, na unidade Anchieta.
Em contrapartida, os funcionários de São Bernardo têm de aceitar a proposta de terceirização da Volkswagen, que envolve cerca de 1.500 funcionários das alas 5 (câmbio, motor, transmissão), 8 (ferramentaria), 13 (casa de tintas) e 21 (peças e acessórios).
A montadora informou à comissão de fábrica que é preciso dar início à terceirização desses setores para que a unidade Anchieta tenha competitividade para disputar o projeto de produção do Tupi Europa, como está sendo chamada a versão exportação do novo veículo.
Os funcionários dessas alas seriam aproveitados pela Volkswagen na linha de produção e outras setores da montagem de veículos. O serviço terceirizado seria feito por prestadores de serviços.
Representantes da comissão de fábrica e do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC estão reunidos hoje para revisar alguns termos da proposta. Segundo um representante da comissão de fábrica, a proposta da Volks precisa ser alterada, pois existem 120 aposentados na ala 8 que não podem entrar na terceirização. Outro empecilho seriam 100 funções da ala 21, consideradas estratégicas, que não podem ser repassadas para uma prestadora de serviços.
Depois dos ajustes, a nova proposta será levada para a montadora. Se houver acordo entre as duas partes, o acordo será levado para aprovação em assembléia dos trabalhadores. Se os trabalhadores aceitarem a terceirização, representantes da comissão de fábrica viajam na próxima semana para a Alemanha onde participam da reunião mundial que definirá o local de produção do Tupi.
A montadora, que não confirma as informações, teria avisado aos funcionários que haverá cerca de 3.000 funcionários excedentes até 2005 na Anchieta se o Tupi não for produzido em São Bernardo.
A unidade Anchieta é responsável pela fabricação do Polo, Gol, Santana, Kombi e Saveiro. Pelas previsões da comissão de fábrica, os modelos Santana, Kombi e Saveiro deverão deixar de ser produzidos até 2005. No mesmo período, a produção do Gol e da Saveiro deve ser transferida para a unidade de Taubaté, no interior de São Paulo.
Para garantir os empregos dos funcionários de São Bernardo, a comissão de fábrica considera essencial trazer para a unidade a produção do Tupi Europa. A dificuldade é que a Volkswagen é uma montadora que incentiva a disputa entre todas as suas fábricas pelo projeto de produção de um novo veículo. A concorrência é vencida pela unidade que oferecer as melhores condições de competitividade e qualidade para a montadora.