Após apurar denúncia anônima, fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) descobriram nesta sexta-feira (29) um pasto ilegal dentro da Estação Ecológica do Caiuá, a cinco quilômetros do município de Diamante do Norte, região de Paranavaí.
O IAP está investigando a possibilidade de envolvimento de um funcionário do Instituto, responsável pelo gerenciamento da estação, na infração ambiental.
Em nota oficial, o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, afirmou que ?caso seja comprovada a participação do funcionário, ele será afastado de suas atividades e irá responder pelos atos praticados de acordo com o estatuto do servidor público?.
A Estação Ecológica do Caiuá possui 1,43 mil hectares e é o maior remanescente florestal contínuo do noroeste do Paraná, às margens da Represa de Rosana no Rio Paranapanema.
É a sexta reserva estadual com maior número de ocorrências de espécies ameaçadas. Em suas delimitações habitam cerca de sete mamíferos e dez aves ameaçados de extinção, como bugios, jaguatiricas, lontra e araras-vermelha.