A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) órgão executivo do Ministério da Saúde, realizou semana passada, em Maceió (AL), uma oficina para atualizar o conhecimento de cerca de 70 profissionais de saúde sobre eventos adversos com vacinas, rede de frio e cobertura vacinal em áreas indígenas.

O objetivo da oficina foi o de aprimorar as ações de imunizações destinadas ao atendimento dos índios brasileiros, o que permitirá reduzir ainda mais a mortalidade entre os indígenas por doenças que podem ser evitadas com vacinas, como as formas graves de tuberculose, o tétano, a varicela e a gripe, entre outras.

De acordo com dados parciais do Departamento de Saúde Indígena (Desai) da Funasa, as mortes causadas por doenças preveníveis por vacina entre os indígenas brasileiros caíram de 90 casos, em 2000, para 34, em 2001, representando uma redução de cerca de 62,2%. Outras duas oficinas, com o mesmo objetivo, serão realizadas em Campo Grande (MS), de 02 a 06 de setembro, e em Cuiabá (MT), de 9 a 13 de setembro.

Durante o mês de julho, a Funasa promoveu a capacitação de profissionais de saúde em Porto Velho (RO), Manaus (AM) e Belém (PA). Nessas três etapas, 195 pessoas foram capacitadas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade