O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Paulo Lustosa, anunciou hoje (23) o lançamento do Guia de Conservação de Água em Domicílios. A cartilha, de autoria da pesquisadora Lúcia Helena de Oliveira da Universidade Federal de Goiás, será lançada no dia 31 no Encontro sobre Conservação de Água, realizado paralelamente ao 3º Seminário Internacional de Engenharia de Saúde Pública, que começa no domingo (26) em Fortaleza (CE).

continua após a publicidade

"O guia busca orientar a população em uma linguagem simples e tem o propósito de chamar a atenção para o quanto desperdiçamos água", afirmou Lustosa, em entrevista concedida hoje à Rádio Nacional. De acordo com ele, cada pessoa consome, em média, cem litros de água por dia e os principais causadores do desperdício são banhos demorados e vazamentos.

Lustosa salientou ainda a importância do saneamento ambiental para a saúde humana: "A água é fonte de vida, mas também pode ser a fonte da morte, quando tratada inadequadamente". Ele afirmou que o investimento nessa área gera economia, e exemplificou: "A cada R$ 1 aplicado em saneamento, são economizados R$ 5 em despesas com medicamentos, internação, hospitalização".

Para auxiliar na distribuição da cartilha, o presidente da Funasa informou que tentará estabelecer convênios com o Ministério da Educação, com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal.

continua após a publicidade