Fuga de 202 menores inicia crise na Febem

São Paulo (AE) – Depois da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) admitir que houve fuga de internos do pequeno complexo da Vila Maria, na Marginal do rio Tietê, na noite desta quarta-feira, e afirmar que o número de foragidos não ultrapassava 30, finalmente é divulgado o número oficial de adolescentes que pularam o muro dos fundos da instituição: 202. Desses, segundo a assessoria de imprensa da Febem, pelo menos 90 já foram reconduzidos a suas unidades.

Conforme a rotina no complexo de Vila Maria, das 19h30, quando terminam o jantar, até as 22h30, os internos deveriam permanecer no pátio. Todos estavam nessa condição, quando iniciou-se uma espécie de tumulto e usando o método conhecido por "cavalo doido", um grande grupo saiu correndo em direção ao muro de trás e começaram a pular, surpreendendo os monitores e vigilantes.

Os foragidos estavam nas unidade 1 e 3 e também na UI (unidade interna) 41. Representantes do sindicato dos funcionários da instituição afirmam que os monitores que lá se encontravam são terceirizados e ocupam o lugar dos que foram afastados, recentemente, sob suspeita de cometer torturas e outras irregularidades. A Febem, porém, nega essa informação e diz que todos são funcionários e que, nesta condição estão apenas os vigilantes, que trabalham com apoio de cães, na área externa do complexo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo